Jéssica de Oliveira Silva
Proibição dos Celulares nas Escolas

A proibição do celular nas escolas é um tema controverso que envolve diferentes pontos de vista, mas que precisa ser pautado. Baseado em critérios psicológicos, emocionais e educacionais há grandes benefícios na proibição dessa prática dentro do ambiente escolar. Visto que, não usar o celular na escola vai além de apenas evitar distrações, está diretamente relacionada ao desenvolvimento integral dos alunos. Até porque, a escola é um ambiente voltado para o aprendizado, e o uso do celular pode causar diversos prejuízos nesse processo de aprendizagem.
Existem diversos malefícios que afetam constantemente o cérebro da criança, especialmente quando não há um controle adequado do excesso de telas. Vamos conhecer alguns dos principais problemas associados ao uso inadequado do celular em ambiente escolar:
1. Distração e perda de foco;
2. Dificuldade na interação social;
3. Dependência tecnológica;
4. Cyberbullying e assédio online;
5. Impacto na saúde mental;
6. Prejuízo ao aprendizado;
7. Problemas de postura e saúde física;
8. Interrupções na disciplina e no ambiente escolar.
Quando os alunos deixam os celulares de lado, eles se tornam mais presentes e focados nos estudos, o que facilita a absorção do conteúdo e o engajamento com o ensinamento. Ao evitar o celular, as crianças e adolescentes têm mais oportunidades de se comunicar com os colegas, o que fortalece suas habilidades sociais e emocionais. Aprendem a interagir de maneira mais eficaz, desenvolvendo empatia, cooperação e trabalho em equipe, competências essenciais para a vida pessoal e profissional. Contribuindo para um ambiente mais equilibrado e saudável, onde as relações humanas e o aprendizado são priorizados, e as distrações tecnológicas são deixadas de fora.
Além desses, temos muitos outros benefícios como:
1. Melhor concentração e foco;
2. Desenvolvimento de habilidades sociais;
3. Aumento da produtividade;
4. Menor risco de cyberbullying e problemas online;
5. Estimula a atenção plena e o aprendizado ativo;
6. Promoção de boas práticas de sono;
7. Menos dependência tecnológica.
Esses fatores são extremamente promissores e podem contribuir para uma experiência escolar mais focada, produtiva e socialmente rica. Em suma, o uso excessivo do celular pode prejudicar não só o desempenho escolar, mas também a saúde mental, relações sociais e a produtividade. Mesmo que ele tenha muitas funções positivas, o uso irregular causa um impacto extremamente negativo..
É importante que estabeleçamos limites para o uso desses dispositivos e busquemos momentos de desconexão, para aproveitar melhor o presente e cuidar do bem-estar. Ao adotarmos hábitos mais saudáveis e conscientes em relação ao celular, podemos reconquistar o equilíbrio e melhorar a qualidade de vida. Por mais que o celular conecte você ao mundo, ele pode te desconectar da vida.
COMENTÁRIOS