Inspirado nos Jogos de Paris, mutirão de emprego em Curitiba pré-aprova 85% dos candidatos


Inspirado nos Jogos de Paris, mutirão de emprego em Curitiba pré-aprova 85% dos candidatos

Uma ação de empregabilidade promovida nesta terça-feira (20) no Centro de Curitiba resultou em 85% dos candidatos pré-aprovados para vagas de trabalho. O diferencial foi a metodologia inédita no Brasil, baseada no modelo de recrutamento usado nas Olimpíadas de Paris 2024, com foco em habilidades comportamentais.


A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que investe 1,2 milhão de euros em um projeto de boas práticas em empregabilidade no Brasil. O evento aconteceu no ginásio da Praça Oswaldo Cruz e integrou as ações do Mês do Trabalhador.


Cerca de 100 pessoas participaram da seleção, realizada em parceria com oito empresas de diversos setores, com foco em vagas para linha de produção. Em uma delas, 28 candidatos foram imediatamente pré-aprovados após a avaliação.


O diferencial da metodologia esteve nas dinâmicas físicas e comportamentais, que simularam situações práticas de trabalho em equipe, liderança, raciocínio lógico e adaptabilidade. Os recrutadores acompanharam os testes de forma anônima, avaliando os comportamentos antes das entrevistas formais.


“É uma forma de enxergar o candidato além do currículo. Avaliamos comportamento, reação e trabalho em grupo. Isso muda completamente o processo seletivo”, comentou a recrutadora Mainara Machado.


O candidato cubano Yandi Luís, que está há um ano no Brasil, celebrou a oportunidade. “Foi uma experiência incrível. Pude mostrar minhas habilidades de forma prática. Me senti valorizado”, afirmou.


Ambroise Le Moal, representante do governo francês e coordenador do projeto de inovação do SINE, elogiou o modelo. “Esse tipo de recrutamento permite que as pessoas mostrem quem realmente são. É inovador e mais justo”, disse.


Para o secretário estadual do Trabalho, Do Carmo, a ação cumpre o papel de gerar oportunidades reais. “Muita gente tem talento, mas não tem um currículo forte. Esse formato dá visibilidade a essas pessoas e transforma vagas em empregos de verdade, como quer o governador Ratinho Junior”, destacou.


O modelo será replicado em Roraima e reforça o protagonismo do Paraná na modernização das políticas públicas de emprego.




Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.