PRF apreende mais de 171 toneladas de drogas no Paraná no 1º semestre de 2025 e se aproxima de novo recorde histórico


PRF apreende mais de 171 toneladas de drogas no Paraná no 1º semestre de 2025 e se aproxima de novo recorde histórico

Nos primeiros seis meses de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná registrou a apreensão de 171,6 toneladas de drogas ilícitas, número que representa um aumento superior a 27% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 135,1 toneladas. O total já corresponde a 88% do que foi apreendido em todo o ano passado e, se mantido o ritmo, a marca histórica de 284 toneladas apreendidas em 2024 deverá ser superada nos próximos meses.

A maconha segue como a principal substância apreendida, com 168,2 toneladas. O haxixe, por sua vez, apresentou um crescimento impressionante de 461%, com 279,7 quilos localizados. Já a cocaína, segunda droga mais interceptada, manteve a estabilidade com 2,02 toneladas apreendidas – número semelhante ao de 2024 (2,03 toneladas).

O estado do Paraná, pela sua posição estratégica na fronteira com o Paraguai e a Argentina, segue como uma das principais rotas do tráfico no país. A maior apreensão do semestre foi em Marechal Cândido Rondon, no dia 26 de junho, quando uma carreta transportando 17,2 toneladas de maconha foi interceptada. O veículo vinha do Mato Grosso do Sul com destino ao sul do Brasil.

Das 1.650 pessoas presas pela PRF neste primeiro semestre, 416 foram detidas por tráfico de drogas, crime que representa 25% das prisões realizadas no período. Em 2024, foram 404 detenções pelo mesmo motivo no semestre.

Esse avanço no combate ao tráfico é atribuído a uma série de medidas estratégicas adotadas pela PRF, como a intensificação da inteligência policial, que respondeu diretamente por 148 toneladas das apreensões; capacitação técnica contínua dos agentes, com foco em abordagens eficazes e identificação de compartimentos ocultos; além da integração com outras forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Civil, Receita Federal e Polícia Militar.

A PRF destaca a importância da colaboração da população. Atividades suspeitas podem ser denunciadas anonimamente pelo telefone 191.


📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.