Primeira onda de frio chega ao Paraná na próxima semana com termômetros perto de 0ºC

Prepare os casacos: a primeira onda de frio intensa de 2025 está chegando ao Paraná! Segundo o Simepar, entre os dias 28 de maio e a primeira semana de junho, o Estado será tomado por uma massa de ar polar que pode derrubar os termômetros para valores próximos de 0ºC — e até negativos em algumas regiões.
Antes da queda brusca nas temperaturas, os paranaenses devem enfrentar pancadas de chuva e temporais localizados com rajadas de vento. Isso porque uma frente fria de características continentais vai atravessar rapidamente o Estado, abrindo caminho para o avanço da massa polar, como explica o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar.
Com o frio mais seco, aumenta a possibilidade de geadas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Já o Norte e Noroeste do Estado, que vêm registrando temperaturas elevadas, devem registrar mínimas em torno de 4°C — com risco moderado de geada.
O Alerta Geada, serviço do Simepar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), deve ser acompanhado diariamente pelos produtores rurais e população em geral. Ele é atualizado com 72 horas de antecedência e pode ser acessado gratuitamente no site do Simepar: www.simepar.br
O Simepar conta com uma estrutura de 120 estações meteorológicas automáticas, 3 radares e 5 sensores de descargas atmosféricas, monitorando o clima em todos os 399 municípios paranaenses. O site oferece duas atualizações diárias com previsões completas e detalhadas, incluindo temperatura, chuva, vento e umidade.
Como o clima é dinâmico, as previsões podem sofrer alterações. Por isso, é fundamental acompanhar os boletins diários do Simepar nas redes sociais e no site oficial, onde os meteorologistas explicam as mudanças no tempo com base em dados atualizados.
Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!
COMENTÁRIOS