EUA admitem que militares estão prontos para atacar o Irã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta quarta-feira (18) que as Forças Armadas americanas estão preparadas para executar qualquer decisão que o presidente Donald Trump venha a tomar contra o Irã.
A declaração foi dada durante uma audiência no Comitê de Serviços Armados do Senado, em meio à escalada de tensão envolvendo os ataques de Israel ao território iraniano, que já duram seis dias.
Hegseth evitou confirmar se o Pentágono já tem planos específicos de ataque, mas reconheceu que os militares estão “prontos e preparados com opções”. Segundo ele, o Irã deveria ter aceitado as propostas de Trump para um acordo nuclear antes do início das ofensivas israelenses.
“Eles deveriam ter feito um acordo. A palavra do presidente Trump significa algo. O mundo entende isso”, declarou o secretário.
O presidente Trump, por sua vez, não quis confirmar se os EUA pretendem atacar o Irã, mas afirmou que o país persa teria feito um contato para negociar, embora, segundo ele, já seja “tarde demais para conversas”.
“Há uma grande diferença entre agora e uma semana atrás. Ninguém sabe o que eu vou fazer”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.
Fontes próximas ao governo americano indicam que Trump e sua equipe avaliam a possibilidade de apoiar Israel em ações militares contra as instalações nucleares iranianas.
Enquanto isso, o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, rejeitou publicamente a exigência de rendição incondicional feita por Trump.
Com os ataques israelenses se intensificando, milhares de iranianos deixaram Teerã, fugindo dos bombardeios. Em sua mais recente ofensiva, Israel afirmou ter destruído o quartel-general do serviço de segurança interna do Irã.
📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!
COMENTÁRIOS