Estudante de Douradina representará o Paraná na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial na China

O Paraná terá um representante na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que acontece em agosto, em Pequim, na China. O estudante Samuel Mobilia Mota, de 18 anos, morador de Douradina, no Noroeste do Estado, foi um dos quatro brasileiros classificados para a etapa mundial e representará o Brasil e o Paraná na competição.
Nesta segunda-feira (21), Samuel foi recebido no Palácio Iguaçu pelo vice-governador Darci Piana, além dos secretários estaduais da Educação, Roni Miranda, e de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani. Durante o encontro, ele recebeu um notebook doado pela Positivo Tecnologia, como incentivo e apoio para os estudos na reta final de preparação.
Atualmente no terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, Samuel se destacou entre mais de 716 mil estudantes na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), que durou sete meses e teve quatro fases de provas teóricas e práticas.
“Estamos demonstrando, mais uma vez, que a educação do Paraná é a melhor do Brasil”, afirmou o vice-governador Darci Piana. “Desejamos a ele boa sorte e que traga para o Paraná uma medalha, pois ele merece.”
Samuel embarca no dia 31 de julho, com escalas em São Paulo e Doha, no Catar, chegando à China em 2 de agosto. Além da competição, os estudantes viverão uma semana de imersão cultural, incluindo uma visita à Muralha da China.
“É uma vitória pessoal ter conseguido chegar entre os quatro melhores, mas também vejo como uma conquista muito grande para o Paraná”, disse o estudante.
Além de Samuel, o Brasil será representado por Ícaro Silva da Rosa Linck Fróes (RS), Miguel Cyrineu Vale e Gabriel Neves Siqueira (SP).
O secretário Roni Miranda destacou que a conquista é reflexo do currículo inovador da rede estadual, que desde 2022 inclui a disciplina de programação. “Hoje temos mais de 500 mil alunos aprendendo sobre essa área, e agora vemos os frutos desse esforço.”
Na competição nacional, o Paraná teve desempenho expressivo: dos 60 mil alunos que passaram para a segunda fase, mais de 30 mil eram paranaenses. Na terceira fase, dos 3.332 classificados, 1.378 eram do Estado. E na final, 87 dos 235 participantes eram do Paraná.
Como forma de estímulo, o Governo do Estado vai premiar os 50 melhores colocados da 3ª fase com notebooks e tablets. Ao todo, serão distribuídos 70 prêmios, somando R$ 380 mil em investimentos.
📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!
COMENTÁRIOS