Ginasta paranaense Júlia Soares conquista ouro no Campeonato Brasileiro

A ginasta curitibana Júlia Soares, medalhista de bronze por equipes na Olimpíada de Paris 2024, voltou a brilhar neste fim de semana. A atleta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado neste domingo (7), em Recife. Além do título, Júlia também garantiu a prata na disputa por equipes e o bronze na trave.
Atualmente treinando no Clube Pinheiros, em São Paulo, Júlia foi bolsista por oito edições do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), do Governo do Estado, e formou sua base no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), que pertence à Secretaria de Estado do Esporte.
Trajetória de sucesso
Com apenas 20 anos, Júlia começou a treinar aos quatro no Cegin, em Curitiba. Aos 18, disputou sua primeira Olimpíada e conquistou a inédita medalha de bronze para a equipe feminina de ginástica artística do Brasil, além de alcançar a final individual na trave.
Geração Olímpica e Paralímpica
O GOP está em sua 14ª edição e é o maior programa de bolsa-atleta estadual do Brasil. Criado pelo Governo do Paraná e executado pela Secretaria do Esporte (SEES), o programa está selecionando 1.226 bolsas para atletas e técnicos paranaenses, com investimento de R$ 5,2 milhões, via recursos da Copel.
Uma das novidades desta edição é a “bolsa medalhista”, voltada para atletas e técnicos que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e conquistaram medalha — como é o caso de Júlia Soares.
O objetivo do programa é consolidar o Paraná como referência nacional no esporte olímpico e paralímpico, incentivando desde a base até o alto rendimento.
📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!
COMENTÁRIOS