Paraná bate recorde mundial com telecirurgia robótica a mais de 13 mil km de distância


Paraná bate recorde mundial com telecirurgia robótica a mais de 13 mil km de distância

O Paraná entrou para a história da medicina mundial na última terça-feira (23) ao realizar a telecirurgia robótica mais distante já registrada. Um paciente do Hospital Cruz Vermelha, em Curitiba, foi operado de uma hérnia inguinal por um cirurgião que estava no Hospital Jaber Surgery, no Kuwait, a mais de 13 mil quilômetros de distância.

A marca foi confirmada pelo Guinness World Records, superando o recorde anterior, de pouco mais de 12 mil quilômetros, registrado entre Casablanca (Marrocos) e Xangai (China).

Tecnologia de ponta

O procedimento utilizou o robô cirúrgico MP1000 da Edge Medical, considerado de última geração. A operação contou ainda com duas equipes médicas — uma no Brasil e outra no Kuwait — e uma robusta infraestrutura de comunicação digital com decodificação de sinais de alta fidelidade.

A Ligga Telecom foi responsável por garantir a conectividade nacional entre o hospital em Curitiba e o data center em São Paulo, assegurando estabilidade e ultra baixa latência para a cirurgia.


Em agosto, a tecnologia já havia sido testada com sucesso. Na ocasião, o cirurgião digestivo Paolo Salvalaggio conduziu de Cascavel a retirada da vesícula de um suíno em Campo Largo, a quase 500 quilômetros de distância.

A experiência foi possível graças ao uso de dois robôs interligados e diferentes tecnologias de transmissão, como fibra óptica, 5G, 6G e satélite, assegurando comunicação em tempo real.

Impacto na educação e inovação

Além de revolucionar a medicina, a tecnologia terá impacto direto no ensino superior paranaense. Alunos e professores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) terão acesso a aulas práticas com o mesmo equipamento utilizado na cirurgia histórica.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Scolla, em Campo Largo. O Governo do Paraná investiu R$ 2 milhões do Fundo Paraná em dois projetos da Unioeste voltados à inovação em saúde: treinamento em cirurgia robótica e diagnóstico por imagem.

📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.