Paraná confirma primeiros casos de intoxicação por metanol; dois pacientes estão internados em Curitiba


Paraná confirma primeiros casos de intoxicação por metanol; dois pacientes estão internados em Curitiba

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmaram neste domingo (5) os dois primeiros casos de intoxicação por metanol no Paraná, após consumo de bebida alcoólica destilada.

Os pacientes são dois homens, de 60 e 71 anos, que estão internados em hospitais da capital. De acordo com as secretarias, outros dois casos suspeitos seguem em investigação — o de uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, e o de um homem de 36 anos, residente em Curitiba. A confirmação é feita por meio de análise laboratorial de amostras de sangue, que detectam a presença do metanol.

O paciente de 60 anos apresenta quadro grave, porém estável, e já recebeu o antídoto para intoxicação por metanol (etanol farmacêutico). O medicamento foi enviado ao Paraná pelo Ministério da Saúde, que disponibilizou 100 ampolas para o estado.

Um dos casos confirmados neste domingo (5) havia sido notificado ao Ministério da Saúde na sexta-feira (3). Outro caso, notificado no sábado (4), continua sob investigação — trata-se da mulher de 31 anos, que aguarda o resultado dos exames laboratoriais.

Também neste domingo, a Sesa informou sobre a notificação de mais um possível caso, o do homem de 36 anos que deu entrada em um hospital da capital após ingerir bebidas alcoólicas destiladas. Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise.

A Sesa reforça que qualquer suspeita de intoxicação deve ser comunicada imediatamente aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox), responsáveis por orientar os serviços de saúde sobre o atendimento correto.

O metanol é um tipo de álcool usado em processos industriais, como na fabricação de solventes e produtos químicos, e é extremamente tóxico quando ingerido. Ele causa danos graves ao fígado, ao sistema nervoso e ao nervo óptico, podendo levar à cegueira, coma ou morte, além de provocar falência renal e pulmonar.

Nos últimos dias, o estado tem intensificado ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Em Curitiba, equipes da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária vistoriaram o local onde um dos pacientes teria adquirido a bebida e apreenderam garrafas suspeitas, que agora passam por análise da Polícia Científica.


📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.