Venda de creme dental da Colgate que causou reações segue proibida pela Anvisa

A venda do creme dental Colgate Total 12 Clean Mint continua proibida no Brasil. A medida foi determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após o registro de mais de 1.200 relatos de consumidores com reações adversas ao produto.
A suspensão das vendas começou em 27 de março de 2025, após denúncias de problemas de saúde associados ao uso do creme dental. A fabricante chegou a apresentar um recurso para tentar suspender a interdição, mas voltou atrás e, em 30 de abril, a proibição foi restabelecida.
Apesar da medida, não houve determinação de recolhimento dos lotes já comercializados, mas o produto não pode ser exposto ou vendido no comércio.
Segundo a Anvisa, os problemas começaram após o lançamento de uma nova fórmula em julho de 2024, que passou a incluir o fluoreto de estanho, um agente de cuidado bucal.
Principais reações relatadas pelos consumidores:
- Lesões na boca
- Sensação de dor ao escovar
- Ardência e queimação
- Inflamação gengival
- Inchaço nos lábios
A Anvisa segue monitorando o caso e orienta que os consumidores que apresentarem sintomas procurem atendimento médico e façam a notificação através do sistema da agência.
📢 Paraná em Pauta – Informação que move o nosso estado!
COMENTÁRIOS